quarta-feira, 22 de setembro de 2010

                Como Perdí a Mil Milhas  (1)



“aguia” Este carro estava encostado la na oficina no bairro das Perdizes,,e não estava mais participando das provas de Stock Car...porque a Basf havia retirado o patrocinio da Equipe.


Uma das características desse “ser” é falar MERDA , tudo que sobe pra cabeça imediatamente ele solta pela boca .Ele queria que o carro estivesse onde ? Na casa dele ? Quem sabe... A última prova do campeonato foi dia 04/12/82 e ele esteve pela primeira vez na minha oficina +- no meio do mês , ou seja , por volta de 10/15 dias da última prova e à quatro meses da primeira prova do ano seguinte , óbviamente o carro não poderia estar em outro lugar , senão parado na oficina . Eu acho que ele deveria ir trabalhar no circo , de “BIDÚ” , sem dúvida teria tido mais sucesso que na pista , o que convenhamos , não é muito difícil . Nem eu , que estava em contato direto , negociando com a empresa sabia . Só tivemos a resposta definitiva no meio de Fevereiro . E o BIDÚ em Dezembro já sabia a decisão da empresa . Eu acho que se ele fosse mais esperto poderia ter usado esses seus super poderes em outro sentido .

Um detalhe muito importante , o patrocínio não foi retirado . O que houve , foi o término do contrato e a não renovação , o que era uma opção de ambas as partes . Se a opção fosse da empresa em não renovar , por 24 meses , eles não poderiam patrocinar ninguém em competições automobilísticas , e se fosse de nossa parte , não poderíamos ser patrocinados por nenhuma empresa concorrente pelo mesmo prazo . Era uma das cláusulas do contrato . MUITO diferente de retirar o patrocínio .


“águia” Eu havia conquistado em 1982 o Campeonato Brasileiro de Rallye de Velocidade pela Equipe Comind..Preparei um projeto e consegui o patrocinio para as Mil Milhas daquele de 1983,,,Dai combinei com o Mike que arcaria com as despesas de preparação , pneus, gazolina e manutenção na pista porque o Mike estava sem patrocinio para participar sózinho de uma Mil Milhas, Procurei o Silvano Pozzi que nos montou 02 motores ,,para durar as Mil Milhas,,inteira..

O cara perguntou uma coisa sobre as Mil Milhas e ele responde que foi campeão brasileiro de rally e assim é com tudo . Eu não sabia que ele havia conquistado o campeonato de rally , ele NUNCA fala , vou indicar a ele uma boa assessoria de imprensa pra divulgar TODOS os seus títulos , nacionais e internacionais como ele gosta de dizer , e eu acrescento os espaciais tambem . E eu pra judiar digo , muuuuita velocidade , com Golzinho 1.6 a ar com pneus de Jeep . kkkk

Preparei um projeto é bom . Ficou Chic . Gostei !!! Quando eu for tomar dinheiro de alguem , vou falar assim tambem . Quem sabe da certo , com ele deu ...

Que combinou é verdade , mas ele não cumpriu quase nada do que foi combinado , pagou a revisão do motor no Silvano , não comprou pneus , pegou em consignação com o Mané da 5 Estrelas , e na corrida ficou regulando pra não gastar (ESSA EU CONTO MAIS PRA FRENTE) foi demais . Um monte de peças , para reposição se fosse preciso , na Pompéia Veículos tambèm em consignação , não usamos nada , só iríamos usar o PARA-BRISA , mas por motivo de economia ele achou melhor não usarmos , ficamos pagando pecado a corrida toda com o velho mesmo . Quem já andou com um vidro novo e um velho sabe bem do que estou falando , a diferença é ESTÚPIDA . Ainda bem que usamos álcool , porque se fosse gaZolina iria sair muito mais caro rs . Todo trampo na pista , foi feito pelo meu pessoal , (NÃO FOI PAGO) . Porque eu estava sem patrocínio , ele acha que eu teria que dar tudo pra ele de graça , afinal ele era o campeão brasileiro de rally . Procurou o Silvano , porque nós indicamos , foi quem tinha preparado e feito as revisões nos motores a temporada toda do Campeonato Brasileiro , porque se fosse alguem dele , não iríamos aprovar evidentemente , nem foi cogitado . 02 motores para durar as Mil Milhas inteira , como seria ? Um motor para cada 500 Milhas ? Isso é falta do que falar . Foi revisado SOMENTE UM motor . E olhe lá ... Graças a Deus esse único motor durou as 1000 Milhas inteira , porque se tivesse durado só 500 Milhas , não teríamos terminado a prova . Entenderam a profundidade da coisa ? Eu também aos poucos , estou aprendendo a falar idiotices , tomem cuidado que essa coisa pega . É espantoso a capacidade que esse “ser” tem , de escrever tanta asneira em tão pouco espaço .


“águia” Tambem com o dinheiro desse patrocínio do Comind,, mandei montar 02 cambios


Mentira : Nada estava desmontado que precisasse ser montado , ele pagou a revisão de UM cambio , os outros dois reserva mais um diferencial eram meus e estavam revisados . Da forma que ele se expressa , com o dinheiro desse patrocínio do Comind,, parece que ele mandou projetar e construir dois câmbios . Até que seria uma boa , assim não teríamos que aguentar os segredinhos dele e do Silvano pra não quebrar o cambio .


“águia” Outro segredinho : O meu Camilinho Christopharo me vendeu um jogo de pastilhas de freio,,,especiais que só ele tinha ( a um custo bem alto ) , que duraram a corrida inteira !!


KKKK , O SEGREDINHO era só entre ele o Camilinho "dele" e o resto do mundo . Eram as pastilhas Ferodo 2430 (Pronto Contei agora não é mais Segredo) que todo mundo usava no Campeonato Brasileiro , era o que tinha de melhor na época , eram eficiêntes e duráveis , e que o Camilinho “dele” o Washington Bezerra e o Di Loreto que não sei de quem eram , “meus” , posso garantir que não eram , tinham para venda , e fomos nós que indicamos onde comprar , porque nem isso ele sabía . "O Segredinho foi só pra enfeitar o Pavão" . E não custavam tudo isso . Lógicamente , pastilhas inglesas , comparado com as Cobrec que ele usava no Golzinho a ar com pneus de Jeep dele , que quando muito andava a 100 kph ,.eram um pouco mais caras. Aí assustou o pobre miserável .

Eu sempre achei , que o caso do "águia" fosse o Dêde , na oficina chamávamos os dois de comadres , ( LA VEM AS COMADRES rsrs) , agora com essa história de SEGREDINHO com o MEU CAMILINHO , num sei não... conheço o Camilinho faz um bocado de tempo heim... e o negócio dele sempre foi mulher , dúvido que aquele Italiano tenha virado a casaca KKKK . Essa história ta mal contada . Vou averiguar , depois eu conto , prometo . KKKK Só Faltava essa ...
Cabeção , me perdoa . Sei que não vou perder o amigo , mas não podia perder a piada . Como dizia seu pai , isso é um SALAME . rsrs
É cada uma , que parecem duas .



“águia” O Segredo do Silvano Pozzi , foi ter conseguido fazer o Opala andar 2 1/2 horas sem abastacer.. o Coletor de escapamento de competição foi substituido pelo original do Opala 250s e com isso os gigluers do carburador cairam 20 pontos, A maioria dos Stocks quebraram a 3a marcha ,porque o torque era muito alto,, mais o nosso nao,,porque diminuimos a potencia ,( largamos em 15o lugar na geral )

Vocês vêem que essa corrida foi uma verdadeira caixa de segredos . Duro foi desvendar todos os SEGREDOS . Tem um segredo que eu não consegui desvendar até hoje , é onde está o meu dinheiro e o do Luizinho , esse sim foi um segredo bem guardado , 27 anos . O que eles conseguiram com seus segredos foi deixar o carro completamente BOBO , quem economiza combustível e pneus é taxi e caminhão . A INFELIZ idéia de trocar o coletor de escapamento , nós " Equipe " não aprovamos , mas por insistência do Speed Pilot Luiz Evandro "águia" que "SERIA" o financiador da empreitada , cedemos . Afinal , se fosse uma boa idéia , todos os Stock Car usariam , concordam ? O que não foi o caso e lá não tinha nenhum bôbo , estou falando de , Jayme Silva , Meinha , Claude Bès , Anézio , Giba , Panchito , Silvinho , Camilinho , Molinari , Carlão , entre outros , e NUNCA tiveram a infeliz idéia de fazer a mesma cagada . Os únicos bobos nesse caso éramos nós , que ficamos com um carro bastante lerdo nas retomadas , bem do jeito que ele gosta , talvez pro susto não ser tão grande . O Sr. Silvano Pozzi era muito bom em carburação e no torno , mas como PREPARADOR de motores deixou MUITO a desejar , nem equipamento adequado ele tinha pra essa função . Mas para uma prova longa , é o que precisávamos , o básico ARROZ com FEIJÃO e confiável . Um preparador que dizia que banco de fluxo era bobagem , frescura de milionário que não sabia onde por dinheiro , coisa boa não podia sair de lá , se referindo ao Affonsinho Giaffoni . Só que ele esqueceu que mamou muito tempo naquela teta e não achava nenhuma frescura , e se achava , ficou bem quietinho , pra não perder a boquinha . Outra dele , foi que , não precisava conferir o reaperto do cabeçote depois de alguns Kms rodados . Depois que escutou o barulho de junta queimada , SUMIU , nunca mais o ví , até hoje , sem exagero . É que ele não sabia que eu tinha mandado o meu mecânico reapertar . (Essa tambem conto depois , é engraçada) .

Passamos a temporada toda de 1982 penando com a absurda falta de potencia de nossos motores . Era comentário constante entre nós , que tínhamos um carro perfeito para provas longas , sem muita potencia , mas resistente e confiável . Tanto que fizemos o campeonato inteiro sem uma quebra sequer de motores nos dois carros . Inclusive "corri" com esse carro com o mesmo motor sem revisá-lo , nos campeonatos de 1983/84/85 . Ou seja : Faríamos mais QUATRO Mil Milhas sem problemas de motor . Como diria Fangio " PUTCHAR NO PUTCHA MAS TIENE UM ROOONCO " e com o segredinho deles nem o ronco sobrou .

O cambio realmente era o ponto critico do carro , até os carros de rua não suportavam desaforo , mas não é tirando potencia que resolvia o problema , porque mesmo diminuindo a potencia , continuava muito mais potente que um carro de rua , então o solução era saber usar o cambio , não judiar , guiar com suavidade . E todos que quebraram , não foi cambio , falou bobagem outra vez , pra não perder o costume . Aliás ele não consegue ficar muito tempo sem soltar uma PÉROLA , acho que começa a dar CÓLICA na cabeça , aí ele solta uma pela boca pra aliviar .


3 comentários:

  1. Valeu Rui !

    Então continue , porque que a coisa vai esquentar .

    Forte abraço

    Mike

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o piloto mentiroso contradizer os testemunhos e fatos documentados que voce tem.

    Tambem to assistindo ao circo aqui!
    Abraco,
    Fernando

    ResponderExcluir